O QUE É CORRIDA DE AVENTURA?
QUEM PODE PARTICIPAR?
COMO ACONTECE AS COMPETIÇÕES
O QUE É CORRIDA DE AVENTURA?
Corrida de Aventura é uma competição multi-esportiva com aspectos radicais e desafiador. Surgiu em meados de 1990 na Nova Zelândia e chegou ao Brasil no fim do século passado. Vem
crescendo como opção esportiva devido a sua grande oportunidade de vivenciar experiências e
desafios em locais maravilhosos, associando um conjunto de requisitos que fascinam seus
participantes e os surpreendem a cada prova.
Trata-se de um desafio com várias modalidades em uma só prova. Os atletas competem com suas equipes, com percurso não definidos, se orientando através de mapas e bussola.
Evento com grande poder de divulgação e de oportunidade para os corredores e
familiares conhecerem locais de riquezas naturais por onde competem!
COMO ACONTECEM AS COMPETIÇÕES?
As provas acontecem nos finais de semana ou feriados. Começam e terminam de preferência no sábado com as categorias Iniciantes e intermediaria. A categoria mais avançada com os experientes podem terminam no domingo, assim os participantes ficam mais tranquilos no regresso para suas
cidades no domingo à tarde.
A prova sempre busca um ponto estratégico com uma estrutura mínima de apoio ao evento escolhido pela organização e pelo Município sede. Ali as equipes recebem o mapa da região e as instruções gerais, no Race Book, do desafio. Fazem seus preparativos e traçam suas estratégias para largada. Partem para a prova devendo obrigatoriamente passar pelos pontos de controles (PCs) e pelas Áreas de Transição de modalidades (ATs), sempre em ordem cronológica, vencendo quem realizar todas as modalidades em menor tempo e registrando todos os pontos determinados. Alguns pontos podem ser virtuais (fotos ou picotes no Race Book), ou com membros da organização (fiscais) assinando a planilha de prova.
É importante os membros da equipe andarem juntos para não serem penalizados e realizarem as devidas modalidades especificadas pela organização.
Ler e analisar o mapa com muita atenção faz toda a diferença na navegação. Nesse esporte nem sempre vence a equipe mais forte, vence a mais eficiente em vários aspectos: Saber dosar o ritmo, equilíbrio e regularidade nas modalidades, tomadas de decisão acertadas, uma boa hidratação e alimentação, uma precisão e assertividade na navegação.
X RACE
ADVENTURE
O X Race Adventure traz até você essa oportunidade de conhecer esse universo OUTDOOR, de ser desafiado pessoalmente e em equipe.
Esse formato de equipe traz valores de companheirismo e amizades duradouras para sua vida pessoal, familiar e profissional. Traz um fortalecimento emocional e psiquíco a cada corredor, se exige de cada membro do grupo bravura, força e perseverança, intrepidez e bom animo.
Essa soma de valores leva-nos a vencer os nossos medos e bloqueios, estimula a cooperarmos uns aos outros com um objetivo coletivo. Ao focar em completar o desafio, haja o que houver, estaremos nos superando e nos surpreendendo com a nossa capacidade de resistir as adversidades.
Lembre-se: Se a prova está difícil para sua equipe certamente está difícil para os demais. Foque em conclui-la, vai se surpreender pois a prova só acaba na linha de chegada!!!
CONHEÇA AS CATEGORIAS
Contamos com três categorias para divertir e desafiar a todos os perfis de participantes.
Tem para os INICIANTES, para INTERMEDIÁRIO os grupos que estão se fortalecendo na modalidade e para os mais EXPERIENTES e ousados!!! Em qual das categorias você se encaixa?
DISCOVERY
Prova para iniciantes com pouca ou nenhuma experiência em aventura. Uma oportunidade leve e divertida para descobrir o esporte outdoor.
Percurso que varia de 15km a 30km onde a orientação pelo mapa é facilitada para incentivar o ingresso no esporte.
NIVEL DE DIFICULDADE
Leve
Médio
Pesado
FORMAÇÃO DE EQUIPE
Dupla Masculina
Dupla Mista
AVENTURA
Prova para iniciantes e atletas intermediários com um pouco mais de tempero nos desafios. Requer algumas experiência nas modalidades exigidas.
Percurso que varia de 40km a 60 km, onde se requer um preparo físico e emocional e ter conhecimento de orientação por mapas cartográficos e bussola.
NIVEL DE DIFICULDADE
Leve
Médio
Pesado
FORMAÇÃO DE EQUIPE
Dupla Masculina
Dupla Mista
Quarteto Misto
EXPEDIÇÃO
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Prova mais apimentada, para os casca grossas acostumados com os desafios mais radicais e perrengues. É necessário ter conhecimentos básicos de sobrevivência e socorro.
Percursos que variam de 60 km a 300 km. Nesse caso resistência física e perseverança são fundamentais. A orientação é a modalidade determinante para o sucesso da equipe.
NIVEL DE DIFICULDADE
Leve
Médio
Pesado
FORMAÇÃO DE EQUIPE
Dupla Masculina
Dupla Mista
Quarteto Misto
MODALIDADES ESPORTIVAS QUE COMPÕEM
AS PROVAS DE AVENTURA
O percurso sempre explora o potencial da região rural dos municípios sedes, através das modalidades de Trekking (corrida ou caminhada), MTB, Canoagem ou alguma atividade aquática, e quando possível, técnicas Verticais (Rapel, Transposição, Ascenção, Tirolesa ou escalada) sendo que os percursos não são determinados ficando a critério das equipes traçarem suas rotas e estratégias através de mapas cartográficos e bússola.
TREKKING
CORRIDA OU CAMINHADA
Caminhar ou correr se deslocando de um ponto a outro.
MOUNTAIN BIKE
Pedalar com bicicleta estilo Montain Bike - MTB em terrenos irregulares, acidentados e não pavimentados.
CANOAGEM
CAIAQUES RIGIDOS OU INFLÁVEIS
Remar em rios, lagos, baias ou mar se deslocando de um ponto a outro usando barcos rígidos ou infláveis e coletes salva-vidas.
ORIENTAÇÃO
MAPA E BUSSOLA
Leitura de mapas cartográficos para se orientar em busca dos pontos de controle determinados pela prova, usando a bussola magnética.
NATAÇÃO
Nadar com colete salva-vidas e equipamentos, normalmente atravessando rios, represas ou braços de baias.
CANIONISMO
Caminhar, nadar e flutuar sobre a água, pedras e corredeiras através de cannios e leitos de riachos.
BOIA CROSS
Descida de rios com boias e coletes salva-vidas.
TÉCNICAS VERTICAIS
As técnicas verticais mais comuns são: Rapel, Ascensão e Tirolesa.